Fósseis de idade- possuem como características a ampla distribuição geográfica e a pequena longevidade, isto é, são constituídos por formas que tiveram período de grande, expansão geográfica mas experimentaram evolução geográfica, de modo que apenas se encontram em pequena espessura de sedimentos e faltam totalmente nos que se lhes sobrepõem e nos que lhes estão subjacentes.
Fósseis de fácies- estes são os que fornecem indicações, quer quanto ao meto em viveram as formas que derivaram, quer quanto ás condiçoes de formação dos terrenos que os contém.
Nos fósseis está escrita a história da terra, muito antes do primeiro homem ter aparecido.
Principio da horizontalidade
As rochas sedimentares depositam- se (formam- se) sempre na horizontal.
Principio da sobreposição
Princípio da continuidade paleontológica- a camada que está por baixo é sempre mais antiga que a que está por cima desde que não haja deformações geológicas (dobras e falhas que podem causar inversões de camadas).
Princípio da identidade paleontológica- estratos que contenham o mesmo tipo de fósseis, tiveram a sua origem em ambientes semelhantes (fóssil de fáceis - caracteriza o ambiente de formação da rocha).
Princípio da intercepção -Todas as estruturas que intersectam formações (intrusões magmáticas, falhas) são mais recentes.
Princípio da inclusão- Um fragmento que incorpora num outro é mais recente.


Sem comentários:
Enviar um comentário