sábado, 11 de fevereiro de 2017

Dobras e falhas


As rochas, ao longo do seu "percurso" pela litosfera, vão ficando sujeitas a condições de pressões de temperaturas diferentes das de que lhes deram origem podem sofrer deformação esta que afeta a forma e/ou volume da rocha.

Estas diferentes condições são da responsabilidade da dinâmica interna da terra que origina tensões que traduzem o aparecimento de estruturas geológicas como as falhas e as dobras.

Quando uma rocha sobre uma determinada força extrema ela reage com uma força interna que tente a manter- se ou a restaurar a sua forma original, diz se que a rocha está em estdo de tensão que conduz á deformação das rochas.

                    A tensão é a força exercida por unidade de área.


Todas as rochas, apresentam determinadas propriedades (elastecidade, plasticidade, e viscosidade) que dependem  da própria composição quimica e quando sujeitas a determinadas condições diferentes das da sua origem, reagem tendo um comportamento, originando numa determinada estrutura, neste caso geológico.

As rochas da litosfera apresentam deformações devido á ação de forças de pressão exercidas pelo peso das rochas que estão por cima e das tensões provocadas pela mobilidade das placas litosféricas.

 As tensões geradas podem ser de diferentes tipos, dependendo dos limite tectónicos onde ocorrem.
Submetidas a estados de tensão, as rochas sofrem deformações, originando folhas e dobras,

As rochas estão sujeitas a vários tipos de tensão:

       - tensão de compressão (forças compressivas).
       - tensão distensivas ( forças distensivas ou de tração)
       - e tensão de cisalhamento (forças tangensiais).



Sem comentários:

Enviar um comentário